23 junho 2009


(Welcome, França, 2009). O título Bem-vindo sugere de imediato um tom esperançoso que permeia todo o filme, embora acompanhar as travessias do refugiado curdo na França seja triste; por isso, se tivesse que apontar uma aparência para definir a história, a trataria de 'abatida'. A motivação de Bilal (Firat Ayverdi), o jovem que sofre as restrições da pobreza e da ilegalidade, compõe um conto sobre tentativas, e, assim, temos um roteiro realista nas mãos de Philippe Lioret (Não se Preocupe, Estou Bem!, 2006). Sua direção é sugestiva em alguns momentos, por ações fora de quadro ou saltos de narrativa. Mas, no geral, simplória, funcionando muito bem para valorizar o conteúdo, que precisa desta simplicidade em todos os aspectos de linguagem para não afundar o filme num poço melodramático; porque Bilal é o personagem sofredor, mas bem dosado também pela imaturidade e por seu aparente abobalhamento. Ao desejar reencontrar a mulher que ama tentando atravessar o Canal da Mancha a nado, torna literal o olhar para o horizonte. Expectativas em foco, esperança pelo caminho, decepção por fim: elementos que dão solidez como pano de fundo ao filme que fala de imigração, junto à amizade e cumplicidade do professor de natação, interpretado por Vincent Lindon. Dá para hesitar em afirmar ser um filme 'bonito', mas pelo o que disse neste parágrafo, também dá para ficar no 'ou não'.

2 Expressões:

Monike Mar disse...

estreia na primeira semana de julho!

ah, não posso deixar de citar Philippe Lioret como ator: já teve até mostra com os filmes em que atuou. Trabalhou com Louis Malle (lembrei depois de assistir Zazie no Metrô), Marco Ferreri, Bertrand Tavernier, Michael Radford etc etc.

Evelyn Petraglia disse...

Bilal !! Isso é nome que se dê a um personagem??? Complemento a minha indignação com frases do próprio texto: "motivação de Bilal" - será de ou do, de ou do - "Bilal é o personagem sofredor" - rsrsrsrs prefiro não comentar. Tá, essa é a visão de alguém que não tem nada pra fazer e tem a mente poluída. Mas fazer o que? Eu sou assim xD

PS: Eu li e comentei, viu Bo.